Joana Café. Uma Cafeteria Jovem que já nasceu experiente.
- Priscila Furuli
- 23 de abr.
- 3 min de leitura
Em meio a tantos prédios em Pinheiros, uma casinha com tijolinhos brancos chama a atenção. Joana Café, uma cafeteria jovem que nasceu em novembro de 2024, com um ambiente convidativo para uma pausa no meio do dia ou a qualquer hora.

A ideia do Joana Café veio da paixão de duas mineiras que vivem o café desde criança, elas e mais dois sócios também apaixonados por café juntaram a vontade, a paixão e a experiência do mundo do café para abrir uma cafeteria.
As duas mineiras Angélica e Nayra, trabalharam por muitos anos em cafeterias, são mestres de torra, professoras e constantes estudiosas desse universo. Idealizaram um local onde pudessem oferecer um café de qualidade, e conversassem com o público, numa troca afetiva que só o café traz, e que pudessem também ensinar tudo que estudaram e trabalharam nesses anos todos.


O Joana Café tem uma torrefação própria. Quando você entra, o cheiro de café anuncia que veio parar no lugar certo. Um café fresquinho, em que todo o processo de contato com produtores, da escolha dos grãos e da torra até à xícara. Tudo passa por elas, é toda uma cadeia com um relacionamento muito próximo que garante o controle e a qualidade.


Os cafés torrados são vendidos para outras cafeterias, empórios e para o comércio em geral. Mas, para quem deseja, também é possível, pois são vendidos em grãos para o consumidor final, prontinho para que possam levar o mesmo café que tomaram na cafeteria para casa.

Há uma preocupação em ser um lugar que acolhe. Um espaço para que o café vá além de ser só uma bebida. Elas querem trazer para o local aquele sentimento do café feito pela avó. Sabe aquela tarde gostosa, em que você sente cheirinho, casa cheia, todo mundo conversando? É isso que o Joana Café traz para seus clientes: o acolhimento da casa da Vó, tanto que Joana, foi nome da avó de uma das proprietárias que trouxe toda essa lembrança.

A avó que fazia cafezinho fresquinho e, claro, como boa mineira, também um pão de queijo que não podia faltar no cardáp, além das deliciosas comidinhas para acompanhar.

O “Balcão Terapia”, como elas chamam o balcão, é onde as pessoas desabafam, contam ideias, planos… e elas adoram essa troca que acontece ali, muito além do café.
Provei o método origami, que vem do japonês, “ori” (dobrar) e “kami” (papel). O método consiste em usar um filtro cônico de papel com 20 ranhuras simétricas que se encaixa em um suporte de cerâmica ou acrílico com formato de flor.


O Origami permite uma extração mais uniforme e suave, que ressalta a acidez, a doçura e o aroma do café. É um método versátil, pois ele pode ser usado com diferentes tipos de filtros de papel, tanto cônicos quanto planos. Os filtros mais comuns são os da Hario V60 (tamanho 01) e os da Kalita Wave 155, que têm formatos e gramaturas distintas.

Fernanda Bravo, nossa querida videomaker, provou o coado com laranja com pão de queijo e eu além do Origami o queijo quente, o que foi uma escolha super acertada, tudo estava muito gostoso.
Um detalhe interessante que a proprietária nos contou é que, quando fizeram o cardápio, tiveram a preocupação para que todas as comidas harmonizassem com café e, posso dizer que realmente, isso faz toda a diferença.

O Joana também oferece cursos de ciência da extração e educação do consumo em alguns finais de semana para todos que gostam de café e querem aprender a fazer melhor o cafezinho do dia a dia na sua casa. Vale ficar de olho no Instagram do Joana. Elas têm planos de expandir os cursos de cafés, trazendo muita informação e mão na massa, para que o bom café se torne cada vez mais acessível para mais e mais pessoas.
Para você que ficou com vontade de conhecer o Joana, seguem as informações para programar uma visita:
@joana.cafes
Endereço: R. Capote Valente, 239 - Pinheiros, São Paulo - Pertinho do Metrô Faria Lima.
Horário de Funcionamento:
Segundas: das 11h às 18:30h
Ter à Sex.: das 9h30 às 18h30
Sábado: das 11h às 18h
Domingos e Feriados: Fechado
Vídeo: Fernanda Bravo
Revisão de Texto: Demetrios dos Santos
Amo muito!
Apenas uma correção, o metrô mais próximo é o Oscar Freire!
Quero conhecer :)
Lindo texto. Quero ir pra ontem.